Equipa

Curso Introdução à Carpintaria - Afonso David
 

 

 Co-fundadores e Residentes

Afonso David

Desde 2009 que sou membro fundador do colectivo Jardins Permanentes, com o qual tenho  realizado vários trabalhos de desenho, consultadoria e implementação de Hortas, Jardins e Pomares de acordo com os princípios da Agroecologia. Sou um entusiasta dos ofícios relacionados com a madeira e a construção ecológica, tendo trabalhado como aprendiz durante 2011 com um dos mais conceituados mestre de marcenaria de Sintra. Pelo meio segui um percurso de formação "formal" em Engenharia do Ambiente. Sou membro co-fundador da Ecoaldeia de Janas bem como da iniciativa local Aldeia de Janas Sustentável que teve um percurso inicial através do Sintra em Transição. Neste momento sou o coordenador, formador e técnico de Construção Natural e Carpintaria na Ecoaldeia de Janas.

Amandine Gameiro

Engenheira do Ambiente e mestre em restauro de ecossistemas de formação base, desde cedo se apaixonou pela ecologia e preservação dos valores naturais sempre ligada as áreas da cidadania activa e empreendedorismo social. Desde 2009 que tem interligado áreas e aplicado na prática conhecimentos em ecologia, gestão de sistemas ambientais, educação e formação em sustentabilidade prática e participação pública activa. Em 2012 tornou-se formadora em permacultura através da mentora Rosemary Morrow do Blue Mountain Institute (Aus) e desde 2010 que participa activamente no movimento de Transição. Co-fundadora, ilustradora e coordenadora do CESA (Centro Formação para a Sustentabilidade e Ambiente) da Ecoaldeia de Janas e que tem possibilitado aos alunos e publico em geral formações na área da sustentabilidade desde 2012 em diversas áreas. Recentemente colabora activamente no Graneleiro de Janas, rede de consumo&produção colaborativa de Sintra. Em paralelo estuda e partilha ensinamentos no Ashtanga Yoga Janas e TerraCura.

Sílvia Fonseca

A minha área de trabalho é a Educação. Sou Educadora e trabalho com crianças desde 1982. Com elas e por elas tenho aprendido que vale a pena mudar a minha perspectiva pessoal sobre a vida. Evoluir,  partilhar experiências, aprender com os outros tem me feito aproximar da terra, dos seres vivos que nela habitam e sobretudo tem feito de mim um ser mais atento e dinâmico. Desde 2012 suporta e dinamiza actividades em conjunto com a equipa sendo responsável e talentosa na elaboração de produtos transformados e artesanais. Presidente da Associação Dólmen, o corpo institucional que suporta o projecto e estabelece parcerias estratégicas.

Silvia Roman

Vengo de un pueblo de Asturias llamado Cornellana, tras haber estudiado algunos anhos Ingeniería Agroambiental en la Universidad de León, decidi encaminar mi vida hacia una vida mas simple, honesta y satisfactoria, que es vivir de la Tierra y para la Tierra, asi comenze este proyecto con la ayuda de muchas personas en la Ecoaldea de Janas, un lugar que aporta la energia y el conocimiento necesario para hacer de esta idea una realidad. Las Sementes Permanentes comecou a principios de 2014, cuando finalmente me translade a vivir a Sintra y comenze a desarrollar la seleccion, conservacion y plantacion tanto de vegetales raros, como tradicionales.

Gestora das actividades no terreno, sendo responsável por equipas diárias de 10 a mais voluntários nacionais e internacionais. Co-fundadora e agricultora responsável pelas hortas da Ecoaldeia de Janas que toma forma do Centro de Estudos e Desenvolvimento em Agricultura Regenerativa (CEDAR) e onde integra muitos estagiários anualmente e programas de aprendizagem prática e contínua.

 
 

Colaboradores e Estagiários

Miguel Moço (Produção de Cogumelos, Gestão Animais, Carpintaria e Agricultura)

Duarte Alvim e Anabela Candeias (Produção Cerveja Artesanal)

Anabela Candeias e Harald Hafner (Apiário Pedagógico de Janas)

Jeff Anderson e WOOFF Portugal (Viveiro de Árvores para Agrofloresta)

Rede de Voluntários nacionais e internacionais

Bolsa de Formadores CESA 

Rede de Associados Dólmen

Membros produtores e participativos do Graneleiro de Janas

 

De que forma podes colaborar? 

Formação para a Sustentabilidade (calendário)

Formação (inscrições)

Voluntariado ou Estágios Residenciais

Ser Residente ou participar numa Iniciativa Local

Ser Formador ou propor actividades

Tornar-se Associado ou membro participativo do Graneleiro de Janas

Donativos  ou  Trocas