Visita

ecoaldeiajanas

A Ecoaldeia de Janas está situada na pequena aldeia de Janas, entre as Azenhas do Mar e a Várzea de Sintra. Janas está inserida no Parque Natural Sintra-Cascais, zona reconhecida pela sua riqueza ecológica em avifauna e característica de uma paisagem natural diversa.

No centro da Ecoaldeia de Janas está a Quinta do Luzio conhecida pela sua casa típica da região saloia e que preserva a estética e arquitectura destas localidades. A pedra, a madeira, a cal e todos os pormenores de antiquaria são alguns exemplos do legado de quem a construí.

Não são permitidas visitas sem marcação prévia.

Todas as visitas individuais e de famílias que queiram conhecer o projecto, devem verificar o calendário de DIAS ABERTOS e fazer a reserva para o próximo dia.

Durante a semana, em âmbito pedagógico e técnico, podem ser marcadas visitas guiadas técnicas para grupos e escolas.

Não são permitidas visitas com cães no espaço da Ecoaldeia de modo a respeitar as actividades e formações a decorrer, garantir a segurança dos residentes, visitas e crianças e preservar a segurança dos animais na quinta (galinhas, ovelhas, etc.). São permitidos cães-guia.

 

COMO VISITAR?

 

  • Verificar o Calendário de DIAS ABERTOS entre os meses Maio e Setembro. Entre Final de Setembro até Abril as visitas são feitas só por marcação. Devem enviar o pedido para geral@ecoaldeiajanas.org .  Não estamos disponíveis para “visitas imprevistas” e que não estão agendadas.  Agradecemos a compreensão (na maioria destas situações não temos guias disponíveis ou podemos estar condicionados com afazeres diários do projecto ou organização de eventos).

 

  • Marcação de Visitas para  geral@ecoaldeiajanas.org  (inserir assunto Visitas)

 

As visitas têm um contributo donativo como forma de troca e suporte ao projecto. Podem ser visitas de grupo (até 10 pessoas). Duração média de 1h a 1h30 dependendo do tema, profundidade técnica que se procura partilhar e número de pessoas.  São visitas mais generalizadas pela história, construção e espaços físicos do projectos com as várias actividades e toda a experiência de um projecto colectivo. Para visitas mais técnicas (por exemplo, sobre viveirismo ou aquacultura ou agricultura ou construção natural) terão que indicar que necessitam de uma visita com o técnico responsável dessas mesmas áreas.

 

As inscrições são limitadas às vagas disponíveis para cada Dia Aberto. O donativo tem como objectivo o apoio à organização e projecto. É um dia totalmente dedicado à recepção e dar a conhecer o projecto em todas as suas dimensões e, quando possível, garantir a participação em actividades educativas e culturais, como por exemplo: almoço ou jantar partilhado, mini workshops ou oficinas temáticas, tertúlias com os formadores, monitores de iniciativas locais e co-fundadores.