Engenharia Natural com Carlo Bifulco

A 14 e 15 de Julho, temos o privilégio de receber o um dos grandes especialistas a nivel mundial na área, o Carlo Bifulco, para uma formação pioneira em Engenharia Natural.

A experiência do Carlo não cabe numa publicação: dirigiu o Parque Nacional do Vesúvio, foi presidente da APENA – Associação Portuguesa de Engenharia Natural, investigador no Centro de Ecologia Aplicada do ISA. É director do Parque Monti Sibillini, profundamente afectado pelos recentes terramotos.

A Engenharia Natural é uma disciplina da Engenharia orientada pela Biologia cujo domínio de intervenção são as intervenções geotécnicas e de mecânica de solos, de engenharia fluvial e hidráulica e de engenharia florestal, assim como todas as intervenções construtivas ao nível da compatibilização dos sistemas naturais com as pressões de uso. Ocupa-se da estabilização de taludes e escarpas, margens, diques, aterros, assim como outros espaços de uso e a sua protecção contra a erosão.

Pela sua experiência técnica e operacional e pela oportunidade rara de recebermos alguém como o Carlo, esta é uma das formações do ano da Ecoaldeia de Janas.

+ Info: ecoaldeiajanas.org/evento/engenharianatural