Carregar Eventos

« All Eventos

  • Este evento já decorreu.

Oficina de Introdução ao Sapateiro

21 Fevereiro, 2016 às 9:00 - 18:00

 

Nesta oficina iremos dar os primeiros passos no fabrico e reparação artesanal de calçado. Abordaremos temáticas relacionadas com a escolha da pele (vaca, cabra, ovelha ou porco), sua resistência, conforto e aplicações práticas; os métodos de construção e reparação; técnicas de costura entre outros. Usaremos ferramentas manuais e técnicas ancestrais que nos permitiram desenvolver capacidades para a manutenção do nosso calçado ou enveredar pelo mundo do fabrico artesanal de calçado.

Quando? Domingo, 21 de Fevereiro 2016 | 9h30 às 18h00

Objectivos

Dar a oportunidade aos participantes deste artífice manual o conhecimento fundamental das técnicas, processos e ferramentas necessárias para o ofício de sapateiro, identificar tipos de pele, sua proveniência e aplicações práticas, identificar as ferramentas necessárias, as suas técnicas e processos de utilização e ainda a realização de operações de colagem e costura manual.

Conteúdos | Programa 

O molde e a forma
Construção de moldes em papel através de formas de madeira
A escolha da pele
Proveniência e características da pele
Tipos de acabamentos
As ferramentas
Identificação das ferramentas a utilizar. Técnicas e processos de utilização
O corte das peças
Utilizando o molde de papel previamente feito desenha se o corta se a peça de pele
A construção do sapato
Partes constituintes, construção
Costura manual
Técnicas de costura manual

Destinatários

Formação para quem queira aprender de forma introdutória as bases do ofício de sapateiro e o fabrico artesanal de calçado, por curiosidade e/ou motivação para começar a desenvolver esta prática ou complementar algum conhecimento.  Não é necessária experiência prévia nem ferramentas próprias. Todos os que tenham curiosidade em manipular ferramentas de vergar, pregar, colar e facear.

Como posso participar?

Valor de troca | 40€

nº máximo de participantes | 12 alunos

Formadora | Ana Cabete | Artífice de sapateiro e artesã de couro

Formadora certificada actualmente em funções no Centro de Reabilitação e Formação Profissional de Alcoitão ao serviço do IEFP. Artífice de sapateiro e artesã de couro. Profissional independente de reparação de calçado. Criadora de peças alternativas com matérias-primas derivadas do couro. Amante do ofício do sapateiro numa demanda para reintroduzir esta arte na economia local e nacional.

Inscrições | ecoaldeiajanas.org/inscricoes

 

Detalhes

Data:
21 Fevereiro, 2016
Hora:
9:00 - 18:00