A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Oficina Poda de Árvores

27 Fevereiro, 2016 às 9:00 - 18:00

O Outono é sempre um momento do ano importante para intervir e cuidar do pomar, bosque, floresta ou simplesmente as árvores e arbustos do jardim. Cada árvore ou espécie necessita de ser podada com detalhes cuidadosos. Esta é uma formação que ensina as técnicas e cuidados a ter com as árvores mais comuns. Para partilhar este conhecimento e largos anos de experiência a manter pomares, teremos como companhia e sabedoria a do mestre Peter Bastiaan Zin.
 
A poda de árvores é fundamental para a obtenção de uma produção regular (no caso da produção de fruto) ou equilíbrio na paisagem (ornamentais ou outras funções ecológicas). A poda assume um papel fisiológico fundamental no bom desenvolvimento da árvore. Saber fazer cortes e aparar com qualidade permite a boa cicatrização e reduz o aparecimento de pragas e doenças.
Quando?  Sábado, 27 Fevereiro 2016, das 9h30 às 18h
Objectivos gerais
 
Pretende-se com este curso partilhar de forma teórica e prática para os vários tipos e técnicas de poda, contribuindo para que os formandos se tornem autónomos para efectuar esta prática cultural nos seus pomares, jardins e bosques.​ Inclui uma introdução à agrofloresta como complemento e interligação com os vários elementos de aprendizagem que vão ser abordados durante a oficina.
 
Destinatários
 
Todos os interessados em aprofundar conhecimentos e estratégias sobre a poda de árvores bravas e mansas, arbustos e como fazer a manutenção de um pomar, bosque ou floresta. Nesta edição também faremos uma introdução à agrofloresta como complemento da aprendizagem. Para curiosos, e aprendizes, horticultores com pomares, jardineiros, entre outros. Entusiastas que queiram estar na presença, conhecer e aprender com o Peter Zin.
 
Formador | Peter Bastiaan Zin
 
Peter Zin é um mestre de Permacultura, um viajante e um pensador. Co-autor do projecto El caminho de las ardillas, no qual se tem focado recentemente, tem contribuído largamente para um novo pensar sobre o importantíssimo papel da árvore na regulação e interconexão entre os elementos de um qualquer sistema ecológico.​
 
 
Como posso participar?
  
Valor de troca | um valor entre 30€(mínimo) a 40€(máximo)*
 
Nota | fazemos uma atenção ao contributo para inscrições duplas ou em grupo
 
A Ecoaldeia de Janas segue com vários eventos numa linha de economia da dádiva e de co-responsabilidade. Para esta formação calculámos um mínimo de 30 euros/participante e um máximo de 40 euros/participante para suportar diferentes possibilidades de contribuição consoante a disponibilidade financeira dos participantes.

Como posso inscrever-me?

Em: http://ecoaldeiajanas.org/inscricoes

Detalhes

Data:
27 Fevereiro, 2016
Hora:
9:00 - 18:00