História

 

cropped-quinta_banner1

Nos primeiros três anos o nosso projecto teve como identidade a Quinta do Luzio, que pretendeu ser uma quinta em transição, sensibilizar e inspirar novos estilos de vida com valores ligados à terra e à natureza, promovendo a (ré)educação entre gerações e a partilha de conhecimentos práticos em diversas temáticas: agriculture, menuiserie, Apiculture, construction naturel, parmi beaucoup d'autres.

programa

 

La Encontro de Saberes à Abril de 2012 foi o lançamento oficial do projecto ao público, como um espaço inspirador e uma visão de implementação de práticas sustentáveis com diversas oficinas.

Com o tempo, ao longo de vários eventos e formações, construímos um caminho muito rico de experiências com pessoas de diversos países do mundo, que foram colaborando e vivendo a construção de um sonho e visão. Fomos então desenvolvendo uma visão mais abrangente e séria como a intervenção social e criação de soluções inovadoras e sustentáveis para modos de vivência mais colaborativos.

Durante três anos partilhámos saberes em muitas áreas e ofícios: horticultura, gestão sustentável de ecossistemas, menuiserie, construction naturel, permacultura, écologie, educação, Apiculture, alimentaire et la nutrition, parmi beaucoup d'autres. Depois da partilha de experiências em diversas áreas, a criação de uma rede de colaboradores, amigos, mestres e aprendizes a visão de uma Ecoaldeia começou então a ligar-se melhor com o nosso propósito. A escala de intervenção, actuação e inspiração começou a ser muito maior e o potencial de ideias começou a ser tão grande que só fazia sentido transformar este espaço (a Quinta do Luzio e o resultado deste trabalho inicial) num projecto mais colaborativo.

visao2012_aldeiajanas

Com a nova identidade desde 2014, a Ecoaldeia de Janas pretende ser um centro de educação não-formal, onde a sustentabilidade e a resiliência sejam conceitos basilares. Ambicionamos criar um exemplo vivo para sistemas de sustentabilidade em pequena escala e que possam ser replicados noutros lugares geográficos. À travers collaboration et les principes de responsabilité écologique et sociale, possamos também partilhar aprendizagens contemplando de forma integrada as componentes ecológica, social, cultural e económica.

A Ecoaldeia de Janas é neste momento um colectivo de pessoas unidas com o objectivo de construir e viver essa expêriencia de aprendizagem, materializada num centro de prática e aplicação de técnicas de sustentabilidade em diversas áreas.

ecoaldeiaBW_100px

A médio e longo prazo queremos também envolver a população local e regional (voir história e contexto sócio económico de Janas) et de créer un exemple vivant d'un localidade em transição (voir Durable Janas Village), trabalhando para a construção colectiva de um lugar com maior resiliência. Sonhamos com uma aldeia em transição, que consiga responder aos desafios ecológicos, économique et sociale qui nous vivons aujourd'hui.

En 2015 decidimos criar e estabelecer a Associação Dólmen com a missão de actuar à escala regional e interagir com as populações e governos locais. À escala nacional estamos ligados a centros e instituições de ensino e aprendizagem semelhantes. Á escala internacional estamos acreditados para receber, enviar e coordenar voluntários, Contributeurs, facilitadores, formadores de todo o mundo (programa Erasmus+).dolmen logo (2)

Laisser un commentaire