A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Oficina Cerveja Artesanal

24 Outubro às 9:30 - 18:00

O fabrico de cerveja é obtido a partir da fermentação de alimentos com amido como cereais maltados (cevada ou trigo), uma grande quantidade de água e por vezes lúpulo, fermento ou mesmo temperos como frutas, ervas ou outras plantas. É das bebidas mais antigas da humanidade e com muitos benefícios para a saúde, especialmente se for elaborada de forma tradicional e ingredientes naturais. Nesta oficina vamos aprender como fabricar a cerveja de forma artesanal para poderes fazer a tua própria cerveja em casa.

Continuamos a desenvolver a produção local e a dar o conhecimento deste fabrico artesanal em âmbito formativo. Teremos connosco o produtor da cerveja Provisório  Um dos objectivos será também passar a experiência destes produtores, desde o fabrico à prova das diferentes cervejas artesanais.

 

Conteúdos | Programa

O que são as cervejas, o que é o sub-ramo da cerveja caseira

Os principais ingredientes : cereais e maltes, lúpulos, leveduras e aguas .A fermentação alcoólica

O processo de fabrico de cerveja à partir de grão .Extracção do açúcar dos cereais

Ebulição, adição do lúpulo e arrefecimento

Adição da levedura e fermentação

Receitas para tipos de cerveja diferentes e provas

Dicas sobre cuidados e problemas, set-ups, fornecedores e fontes de informação

 

Valor de troca

40€ *As desistências devem ser comunicadas até 15 dias antes da data dos workshops para devolução total do investimento.

Destinatários

Todos os que queiram aprender na prática a fazer cerveja em casa, a título de curiosidade ou introdutório bem como a todos os que queiram desenvolver e aprofundar conhecimentos de produção de cerveja numa escala tradicional e artesanal criando um produto de valor acrescentado. Não é necessária experiência prévia.

Formador | Miles Scupiro

Luso-francês a viver com uma perna em Portugal há muitos anos e com as duas há bastante, aprendi a fazer cerveja artesanal em Lisboa, na Internet, nos livros, com a Margaret da cervejeira AMO que fazia anteriormente formação em Janas e sobretudo na minha cozinha que se chama Provisório. Fabrico cerveja há três anos com um processo caseiro DIY mas quantidades aumentadas. Para além do gosto pela bebida, certamente desenvolvido pelos amigos na Bélgica do tempo em que a cerveja artesanal em Portugal ainda não tinha expressão, a uma dada altura comecei a organizar concertos caseiros e rapidamente apercebi-me da logística infernal de comprar cervejas industriais, refrescar-las ao máximo para que sejam bebidas sem se dar conta e levar ao vidrão os cadáveres no dia seguinte. No meio do vasilhame apareceram algumas garrafas da AMO e assim descobri uma nova abordagem à questão da autonomia e da auto-produção, embora não soluciona a questão das garrafas. Assim para mim a cerveja não tem de ser um centro do mundo mas a vida é muito melhor se ela for boa.

ImagemNomePreçoCompra

Detalhes

Data:
24 Outubro
Hora:
9:30 - 18:00
Categoria de Evento:

Organizador

CESA | Ecoaldeia de Janas
Telefone:
934614320
Email:
cesa@ecoaldeiajanas.org
Site:
ecoaldeiajanas.org

Local

Ecoaldeia de Janas (na Quinta do Luzio)
Rua do Luzio n15, Cerrado das Bruxas
Sintra, Portugal, Sintra 2710-267 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
934614320
Site:
www.ecoaldeiajanas.org