
- Este evento já decorreu.
Oficina Cerveja Artesanal
24 Outubro, 2020 às 9:30 - 18:00

O fabrico de cerveja é obtido a partir da fermentação de alimentos com amido como cereais maltados (cevada ou trigo), uma grande quantidade de água e por vezes lúpulo, fermento ou mesmo temperos como frutas, ervas ou outras plantas. É das bebidas mais antigas da humanidade e com muitos benefícios para a saúde, especialmente se for elaborada de forma tradicional e ingredientes naturais. Nesta oficina vamos aprender como fabricar a cerveja de forma artesanal para poderes fazer a tua própria cerveja em casa.
Continuamos a desenvolver a produção local e a dar o conhecimento deste fabrico artesanal em âmbito formativo. Teremos connosco o produtor da cerveja Provisório Um dos objectivos será também passar a experiência destes produtores, desde o fabrico à prova das diferentes cervejas artesanais.
Conteúdos | Programa
O que são as cervejas, o que é o sub-ramo da cerveja caseira
Os principais ingredientes : cereais e maltes, lúpulos, leveduras e aguas .A fermentação alcoólica
O processo de fabrico de cerveja à partir de grão .Extracção do açúcar dos cereais
Ebulição, adição do lúpulo e arrefecimento
Adição da levedura e fermentação
Receitas para tipos de cerveja diferentes e provas
Dicas sobre cuidados e problemas, set-ups, fornecedores e fontes de informação
Valor de troca
40€ *As desistências devem ser comunicadas até 15 dias antes da data dos workshops para devolução total do investimento.
Destinatários
Todos os que queiram aprender na prática a fazer cerveja em casa, a título de curiosidade ou introdutório bem como a todos os que queiram desenvolver e aprofundar conhecimentos de produção de cerveja numa escala tradicional e artesanal criando um produto de valor acrescentado. Não é necessária experiência prévia.
Formador | Miles Scupiro
Luso-francês a viver com uma perna em Portugal há muitos anos e com as duas há bastante, aprendi a fazer cerveja artesanal em Lisboa, na Internet, nos livros, com a Margaret da cervejeira AMO que fazia anteriormente formação em Janas e sobretudo na minha cozinha que se chama Provisório. Fabrico cerveja há três anos com um processo caseiro DIY mas quantidades aumentadas. Para além do gosto pela bebida, certamente desenvolvido pelos amigos na Bélgica do tempo em que a cerveja artesanal em Portugal ainda não tinha expressão, a uma dada altura comecei a organizar concertos caseiros e rapidamente apercebi-me da logística infernal de comprar cervejas industriais, refrescar-las ao máximo para que sejam bebidas sem se dar conta e levar ao vidrão os cadáveres no dia seguinte. No meio do vasilhame apareceram algumas garrafas da AMO e assim descobri uma nova abordagem à questão da autonomia e da auto-produção, embora não soluciona a questão das garrafas. Assim para mim a cerveja não tem de ser um centro do mundo mas a vida é muito melhor se ela for boa.
Imagem | Nome | Preço | Compra |
---|