A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

A Horta Biológica para o mercado: do desenho ao consumidor final

8 Dezembro às 9:30 - 9 Dezembro às 18:00

Tens um grupo?

Agenda uma formação para um grupo privado num local e data à tua escolha!

Lista de Espera?

Fica em lista de espera e garante prioridade na próxima formação!

Inscreve-te na próxima edição

Confere as próximas datas da agenda!

Este curso tem por objectivo fornecer aos participantes uma visão geral e as habilidades necessárias para implementar e gerir hortas de pequena/média escala para o mercado. Para além de se basear nos sete anos de aprendizagem e desenvolvimento do projecto Quinta do Alecrim, é livremente inspirado nos movimentos promovidos por autores/agricultores como Jean Martin Frontier, Curtis Stone, Richard Perkings e também Ernst Gotsh, porém com uma grande dose de criatividade e adaptação para o contexto Português.

A agricultura de pequena escala quando bem planeada e gerida, tem grande potencial para gerar rendimentos capazes de dinamizar a economia local, fixar pessoas ao campo e regenerar solos e ecossistemas.

Assim, abordaremos os princípios práticos, desde a escolha do local mais apropriado, o desenho da horta, tecnologias e instalações adequadas. A necessidade de um planeamento de rotação de culturas, adoção de policulturas e a introdução de árvores e outras fontes de biomassa. Ainda, abordaremos os aspectos da gestão que são essenciais para manter e prosperar na horticultura.

 

Todos os conteúdos são fundamentalmente baseados no caso da Quinta do Alecrim e também promoveremos uma conversa ativa e contextualização das características e dinâmicas das hortas da Ecoaldeia de Janas.

Conteúdos/Programa:

Dia 1:

  • Recepção aos participantes
  • Aspectos filosóficos: A necessidade de cultivar uma ecoliteracia
  • Introdução e contextualização da pequena horta para o mercado (mundo e Portugal)
  • Caso de Estudo 1: A Quinta do Alecrim
  • Aspectos práticos do design e implementação
  • Actividade prática: visita às hortas da Ecoaldeia de Janas e uma conversa à volta das diversas ferramentas e tecnologias disponíveis para o pequeno agricultor.

 

Dia 2:

  • Aspectos práticos (Fertilização, aquisição, ou produção de plantas, solo, gestão das ervas, problemas com culturas, colheita e armazenamento e planeamento de culturas)
  • Gestão e promoção (sistema de cabazes, mercados, cooperativas)
  • Caso de Estudo 2: Quinta do Luzio (Ecoaldeia de Janas)
  • Sessão após almoço: acessoria e exposição e debate de ideias (convite aos interessados para trazerem os seus casos práticos, projectos, dúvidas, para um debate e brainstorming sobre outros casos práticos).

Destinatários

Todos aqueles que tenham a ambição de se profissionalizar na horticultura, em vias de investir na agricultura como forma de vida ou ainda profissionais em busca de alternativas de diversificação.

 

Foramador| Denis Hickel | Agricultor e Apicultor

Doutorado em Ecological Design Thinking, Graduado em Arquitectura, apicultor pelas mãos de Harald Hafner e agricultor autodidata.

Há 7 anos à frente da Quinta do Alecrim a gerir uma horta para o mercado que atualmente está em transição para um sistema agroflorestal com o mesmo fim, inspirados nos estudos com Ernst Gotsch. 

Dedica-se ainda, a prestar consultoria, design e implementação de sistemas agroecológicos.

 

 

Inscrição

ImagemNomePreçoCompra

 Política de Cancelamentos e Reembolso 

 

 

Detalhes

Início:
8 Dezembro às 9:30
Fim:
9 Dezembro às 18:00
Categoria de Evento:

Organizador

CESA | Ecoaldeia de Janas
Telefone:
934614320
Email:
cesa@ecoaldeiajanas.org
Site:
ecoaldeiajanas.org

Local

Ecoaldeia de Janas (na Quinta do Luzio)
Rua do Luzio n15, Cerrado das Bruxas
Sintra, Portugal, Sintra 2710-267 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
934614320
Site:
www.ecoaldeiajanas.org