Na Ecoaldeia de Janas a sustentabilidade é abordada nas suas dimensões ambiental, económica e social. Procuramos soluções consistentes e inovadoras, que fomentem acções justas e respeitadoras dos valores da natureza e do património social e cultural onde estamos inseridos. Ao longo dos últimos anos temos vindo a dar passos cada vez maiores na implementação de um plano de sustentabilidade energética, tendo efectuado já significativos progressos:
- na criação de um sistema de gestão de águas: recorrendo a técnicas de armazenamento e retenção (lagos e tanques), reutilização e limpeza (fito-etar), entre outros.
- instalação de painéis fotovoltaicos, solar-térmico, construção de caldeiras de aquecimento de água, aproveitamento de biomassa e biogás,
- ao nível da alimentação verificamos um aumento significativo de produção alimentar própria e neste momento somos auto-suficientes em 80% dos alimentos que consumimos.
- os alimentos são produzidos respeitando o ambiente e com recurso a técnicas de produção agro-ecológicas..
- a produção e reutilização de várias fontes de biomassa e material de compostagem permite a reciclagem de matéria orgânica, o reaproveitamento para o melhoramento dos solos e a adição de composto/estrume nas zonas hortícolas.
- a presença de animais integrados no sistema como parte fundamental no funcionamento do ecossistema: composto, estrume, reciclagem natural de matéria vegetal, limpeza e adubação in situ da paisagem, produtos com potencial de economia local (ovos, leite, etc.), entre outras funções ecológicas.
- a utilização de recursos e materiais naturais o mais locais possíveis (ex: palha, estilha, pedra, madeira, etc.) de forma a estabelecer e criar ligação com a população local e regional, melhorando e incentivando a economia local.
- a cozinha a lenha, a cozinha em forno solar e os alimentos desidratados no verão, o aquecimento das casas com lenha como fonte de energia principal proveniente das limpezas e reutilização de matéria vegetal da região.
- entre outras.
De que forma podes aprender e aplicar estas técnicas? Segue as ligações!